LINHAS DE PESQUISA

Epistemologia Ambiental
Dr. Dimas Floriani, Dr. Ademar Heemann e Dra. Maria do Rosário Knechtel

Analisa as formas de abordagem da relação sociedade/ natureza. Isso implica, em primeiro lugar, o estudo histórico da evolução da relação sociedade/ natureza, com ênfase na sociedade capitalista. Em segundo lugar, significa estudar como tais práticas expressam-se ideologicamente, assim como suas bases filosóficas. Em terceiro lugar, e devido ao caráter essencialmente interdisciplinar do objeto de estudo, também é de interesse da área de Epistemologia Ambiental os estudos sobre interdisciplinaridade, especialmente aqueles que se situam na relação entre as ciências físico-naturais e as Ciências Sociais. Por último, interessam-nos os enfoques sobre a relação sociedade/natureza através da educação ambiental.

Competências desejáveis: profissionais com interesse em realizar estudos na área de Teoria e Metodologia em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Urbanização, cidade e ambiente urbano
Dr. Francisco de Assis Mendonça, Dra.Yara Vicentini, Dra. Eleusis Ronconi de Nazareno, Dra. Cristina Araújo Lima ,Dra. Olga Lucia C.F. Firkowski e Dra. Myrian Regina Del Vechio de Lima.

As atividades humanas desenvolvidas nas últimas décadas transformaram as cidades em lugares onde a natureza é profundamente alterada - as demandas sociais, políticas e econômicas pressionam constantemente os recursos naturais e as condições de vida urbana. Especialmente, no contexto dos países em desenvolvimento, o ambiente urbano requer estudos e ações que apontem perspectivas, idéias e novos conhecimentos sobre a intensificação dos problemas derivados do processo de urbanização. É a partir do entendimento da complexidade do espaço socioambiental urbano que são privilegiadas abordagens de caráter interdisciplinar, que busquem integrar visões de natureza e sociedade.

Ruralidades, ambiente e sociedade
Dr. Alfio Brandenbrug, Dra. Angela D.D. Ferreira, Dr. Leonardo Jose Cordeiro Santos, Dra. Magda Zanoni e Dr. Claude Raynaut

Tem por objetivo resgatar a diversidade das formas de interação entre as comunidades e os ecossistemas locais, buscando construir instrumentos de avaliação da sustentabilidade das formas de ocupação e apropriação da terra e dos recursos naturais ali existentes.

Competências desejáveis: O perfil preferencial do doutorando/pesquisador desta seleção é de egressos de formações tanto das ciências Naturais (especialmente em Agronomia, Ecologia, Geologia, Geografia Física, Nutrição e Saúde Comunitária como das Ciências Humanas (especialmente em Sociologia, Antropologia e Economia) com interesse nos estudos rurais e agrícolas.

Usos e conflitos dos ambientes costeiros
Dr. Rodolfo José Angulo, Dr. Paulo da Cunha Lana e Dr. José Milton Andriguetto Filho

Tem por objetivos: a) analisar as dinâmicas naturais dos ambientes costeiros (praias, manguezais, restingas e estuários); b) analisar as dinâmicas sociais e econômicas de apropriação e uso destes ambientes; c) analisar os conflitos resultantes das interações entre dinâmicas sociais, econômicas e naturais; d) apresentar propostas de gestão integrada dos ambientes costeiros, com base nas melhores informações científicas disponíveis e a serem geradas.

Competências disciplinares desejáveis: profissionais com formação e atuação na análise de dinâmicas naturais, preferencialmente de sistemas costeiros; profissionais das áreas de gestão e legislação ambiental.